Minha foto
Sou Anete. Amo A Vida Abundante e gosto muito de falar Dela! Gosto de poesias, poemas, reflexões e livros... "O AMOR DE DEUS É TERNO E ETERNO!" (JOÃO 10.10)!

Seguidores

quinta-feira, 14 de março de 2013

Viva a Poesia !












     HOJE, DIA NACIONAL DA POESIA, quero homenagear com carinho todos os poetas que com o coração têm expressado sentimentos tão sinceros... POESIA para mim (quando poetizo) é uma declaração de AMOR, ALEGRIA E ANSEIOS!            

VIVA A POESIA!!!















       Aproveito para postar nesta 5ª Feira minha REFLEXÃO SOBRE LIBERDADE, já que amanhã será corridíssimo para mim...




       Estou sentindo vontade de conversar sobre LIBERDADE, assunto que dá asas e metros para muitas palavras...


       Outro dia falei sobre a ALMA e  o que trarei agora tem muito a ver com sentimentos, pensamentos e emoções.


       Vivemos num mundo em que precisamos nos relacionar. Somos seres sociais, aprendemos isso na infância. Precisamos entender que para vivermos felizes, livres e saudáveis temos que adquirir uma maneira de estar bem conosco mesmo e com o próximo, principalmente os nossos familiares.


       Defino liberdade como um modo de viver com tranquilidade e paz consigo e com os outros, sendo você mesmo. É difícil conviver sem estar dando satisfações, explicações!


       As pessoas que nos cercam, conscientes ou inconscientemente, exigem coisas, comportamento que muitas vezes nos levam a uma vida aprisionada, medrosa e de culpas.


       Às vezes, para agradar/sermos aceitos vamos nos "sujeitando" a padrões que nos agridem e nos levam a uma vida sem liberdade e alegria.


       Refiro-me à coisinhas que fazem parte da vida, mas que precisam ser esclarecidas para nós mesmos e devemos ter posicionamentos diários a respeito. Por exemplo, errar é humano e sabemos que é errando que aprendemos a dar passos mais seguros, aperfeiçoados e maduros. Porém, as pessoas ao nosso redor nos cobram, criticam negativamente e ficamos meio desajeitados e tristes porque não conseguimos agradar.


       Vejo isso na convivência, e já dei mesmo "um grito de chega/liberdade" nesse sentido, que muita gente vive escravizada e é levada até a quadros de depressão, desânimo e conflitos interiores por conta desta absurda exigência em satisfazer a todos. Se não tivermos cuidado nos tornamos "fantoches" nas mãos de todo mundo. Rsss... Isso em relação à escolhas, a sentimentos, papéis na sociedade, atividades profissionais, até mesmo no padrão alimentar, corporal e roupas... Não sei se estou sendo tão clara!


       Mas, é importante compreender quem somos, o que gostamos e fortalecer o nosso estilo de vida. É um aprendizado que requer firmeza e paciência! Ah, o respeito deve estar bem presente e é uma conquista aprender a respeitar a nós mesmos e aos outros.


       Este assunto é meio polêmico, mas procuro aqui trazer uma reflexão sobre liberdade no sentido de viver uma vida leve, com a consciência tranquila e fazendo aquilo que é bom, agradável e sincero, sem agonias, ansiedades ou pressões e desgastes desnecessários.


       SER LIVRE É UMA DECISÃO. QUANDO PENSO EM LIBERDADE VÊM A MINHA MENTE: ASAS, BORBOLETAS, POESIAS, PÁSSAROS, CAMINHADA NA PRAIA...


Anete















COMO DIZ A NOSSA AMIGA TEREZA DO "PAPO COM SABOR": UM FINAL DE SEMANA BEM LEVINHO PARA VOCÊS!!!



      

16 comentários:

  1. Lindo teu post! E essa liberdade temos que onseguir para que nos sintamos bem. Até dentro de casa temos que impor nosso lugar, nossas folgas, nossos trabalhos, até onde vamos chegar ... Imagina fora dela!

    Precisamos da liberdade, sem ela, a vida nem poesia pode ter!


    Lindo dia pra ti que tem poesia no coração! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Olha só, coincidentemente, também me despedi mais cedo...rsrsrs
    Liberdade...
    É difícil senti-la de um modo gostoso, pleno, pois desde que nascemos somos levados a crer que devemos ser exemplos primeiramente a outros do que a nós mesmos.
    Muitas vezes indo contra a nossa vontade, nossos desejos, anseios e sonhos.
    Depois vem a culpa, um aspecto que o ser humano tende a explorar para controlar e dominar outros ao seu redor.
    Como se errar fosse uma prática destinada a poucos...
    E assim a sociedade vai perdendo o verdadeiro sentido da liberdade, muitas vezes confundido com a permissividade e a intolerância.
    Deus sabiamente nos deu o livre arbítrio, a capacidade do ser humano raciocinar o que lhe traz paz, alegria e uma boa consciência.
    O problema é que a consciência de muitos está completamente calejada...
    E aí o senso de liberdade construtiva, positiva e edificante acaba ficando para trás.
    Melhor mesmo é observar as borboletas, os pássaros e os animais de modo geral.
    Eles são plenamente livres apesar dos grilhões que o homem criam em seu meio.

    Ótimo finde!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  3. Lindo este texto sobre a liberdade.
    Um beijo grande

    ResponderExcluir
  4. Oi
    querida

    Liberdade!!!!!
    Algo complicado,sempre estamos fazendo,alguma coisa a mando ou a pedido de alguém.....
    Nunca aquilo que realmente queremos,mas tmb ficamos felizes ao fazer ou ajudar alguém,enfim é.........
    Mas é a vida........

    Bjssss Boa tarde

    ResponderExcluir
  5. Olá Anete, que reflexão maravilhosa! Liberdade é tudo isso sim. Concordo plenamente. A liberdade passa mesmo pela paz e carinho que conseguirmos passar para quem nos rodeia e sentimo-nos bem connosco próprios.O meu problema é que ainda não me conheço bem e tantas vezes que sou mal interpretada, mas vou pedindo a Deus que me vá ajudando na minha caminhada. Um excelente fim-de-semana para si. Beijinhos Ailime

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga Anete!
    Vim te abraçar pelo teu dia escultora espetacular. Tu és uma artesã de mãos hábeis a abrir ostras e expor para nós as pérolas da tua magnífica poesia. Parabéns poetisa pelo teu dia!
    Obrigada por compartilhar conosco tuas joias poéticas. Tem um mimo pra você minha doce poetisa.
    Beijinhos da amiga Gracita

    ResponderExcluir
  7. Sábias palavras minha amiga. E, que tema polemico mesmo voce foi arrumar...rss. Eu sempre digo que a maturidade nos tira algumas coisas mas em compensação nos da tantas outras que a gente até esquece o que perdeu. Quanto tempo perdido tentando agradar, tentando ser aceita, quando o ideal seria simplesmente se aceitar. Quando descobrimos o que queremos pra nós, tudo fica mais fácil, mais tranquilo.Penso que essa é a maior definição de liberdade. Não precisar provar nada pra ninguém. Me senti livre no dia que descobri que não precisava ser o que não era. Quando somos nós mesmos, quando nos respeitamos, quando nos sentimos seguras das nossas escolhas, todos passam a nos respeitar e a respeitar o caminho que traçamos pra nós!! Então hoje se alguém me pergunta o que é a liberdade eu digo: Liberdade é não precisar provar nada pra ninguém!!!
    Um beijo Anete e um dia bem tranquilo pra você amanha!!! Ah..e levinho também....hehehe
    Boa noite!!!

    ResponderExcluir
  8. Muito lindo esse texto sobre a liberdade que todos saibam q a Cristo é a verdade q liberta. PARABÉNS PELO DIA SEU DIA POETISA NOTA 10. Te amo em Cristo Jesus. bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Nal, A VERDADEIRA LIBERDADE VEM DE DEUS!
      Somente NELE nossa paz, alegria e realização são completas!!

      Beijos c carinho...

      Excluir
  9. Lindas imagens e belo texto.
    Tem um meme pra tu responder, espero que goste, olha lá.
    http://teremarcellino.blogspot.com.br/2013/03/memes-e-tags.html

    ResponderExcluir
  10. Lindo reflexão amiga! A liberdade é tão importante pra nós...a liberdade física e principalmente a espiritual. Precisamos de ambas para sermos felizes.
    Tem uma frase do Fernando Sabino, que pra mim define muito bem liberdade:
    "A liberdade é o espaço que a felicidade precisa"
    Tenha uma linda noite!
    bjus!

    Amiga, você já deve ter notado, que às vezes demoro um pouco a comentar suas postagens. Tem alguns blogs, inclusive o seu, que não aparece na minha lista de leitura. Não é sempre, tem dias que aparece e outros não. Deve ser algum problema do blogger, que ainda não consegui identificar.
    É por isso que algumas vezes chego um pouco atrasada rsrsrs...
    bjus!

    ResponderExcluir
  11. Anete,
    * Primeiro, grata pela referência ao Dia da Poesia.
    Enfatizei, como poetisa, que foi o Dia da Poesia, Dia de Poesia, Dia-Poesia, Dia Poético...
    Poesia, hoje é o seu dia!- finalizei
    * Introduzi assim para lhe parabenizar no seu talento de ser poetisa dos assuntos e temas que ajudam a buscarmos Vida&Plenitude (como você bem definiu o seu blog).
    *Continue escrevendo textos poéticos.
    A fonte é o grande Poeta - o Criador de toda beleza estética.
    Onã Silva

    ResponderExcluir
  12. Oi, Anete, voltei aqui para fazer um pedido, qd puder visite
    o blog ACEITE JESUS HOJE:
    http://aceitejesushoje.blogspot.com.br/
    é uma família q descobri na internet q todos os dias posta uma palavra de animo através de vídeo. Muito bom. Vai lá e ver a postagem do dia 15 e se possível segue la. Deus abençoe a vc e sua linda família. Fica na paz

    ResponderExcluir
  13. Anete,gostei tanto do seu texto sobre liberdade!Me tocou fundo ,adorei!Linda tb sua homenagem a poesia que tem tudo a ver com liberdade!bjs,

    ResponderExcluir
  14. Parabéns para todos que tem o dom da palavra, beijo Lsette.

    ResponderExcluir
  15. Que lindo texto!
    Um belo domingo para vc!
    Bjssssssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir