Minha foto
Sou Anete. Amo A Vida Abundante e gosto muito de falar Dela! Gosto de poesias, poemas, reflexões e livros... "O AMOR DE DEUS É TERNO E ETERNO!" (JOÃO 10.10)!

Seguidores

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Pensamentos e Sentimentos












       Nesses dias, tenho refletido sobre a nossa mente, "caixinha" tão importante e complexa!

       Estou lembrando de uma música que diz assim: "O pensamento parece uma coisa à toa, mas como é que a gente voa quando começa a pensar..."

       Às vezes, sem querer damos asas a pensamentos e quando vemos estamos imaginando tantas coisas fora de um bom contexto (vêm pensamentos duvidosos e conflituosos)...

       É bom, saudável e gostoso que livremente sonhemos e idealizemos, mas precisamos ser cuidadosos com "voos mentais" que nos conduzem a sentimentos confusos ou fantasiosos demais...

       Deixe-me ser mais clara... Vejo que somos tendentes a pensamentos "sem pé nem cabeça" ou negativos, de maneira que vão sendo gerados sentimentos no nosso coração/alma e ficamos então medrosos, inseguros e angustiados. Não me refiro aqui à liberdade de pensar e fantasiar saudavelmente, experimentando e desenvolvendo a nossa capacidade de ver as coisas em ângulos e dimensões maiores e esclarecedoras.

       Falo, em relação a deixar maus pensamentos tomarem conta das nossas ações, reações ou atitudes. De uma forma muito sutil, vamos sendo controlados por eles e no nosso interior acumulam-se um tanto de emoções desagradáveis e prejudiciais (de repente, estamos temerosos, impressionados, raivosos e ansiosos...).

       Gosto de um versículo que diz: "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança." Lm 3.21.

       Como falei no início, nossa mente é "uma caixinha" supercomplexa que precisa ser preenchida com coisas boas, verdadeiras e fortalecedoras. Pensar é coisa importantíssima, porém, precisamos escolher nossos pensamentos!

       Há pensamentos de vida, esperança, alegria... Têm também pensamentos leves, coloridos, como gostamos de falar por aqui na blogosfera... Mas existem os de tristeza, desânimo, inquietações, que são tão nocivos...

       Precisamos mesmo decidir por pensamentos e sentimentos de paz diariamente, somente assim desfrutamos de dias e noites com o verdadeiro contentamento.


Anete
















"CRIA EM MIM, Ó DEUS, UM CORAÇÃO PURO,
E RENOVA DENTRO EM MIM UM ESPÍRITO INABALÁVEL." SL 51.10













20 comentários:

  1. Post lindo, mensagem verdadeira. Precisamos domar nossa mente.

    Todos nós temos momentos em que pensamentos tristes chegam. momentos de tristeza, melancolia. Hoje mesmo, no trânsito, me deu uma crise de saco cheio, não suporto mais ver tudo aquilo, que fiquei afogada, parecia que tinha que parar, chorar, me esbugalhar!

    Logo, consegui dar a volta por cima e voltei ao normal. Mas se nos entregarmos, caímos bonito... beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Anete!
    Gostei muito da sua reflexão sobre nossa "caixinha", legal esse termo que você usou...
    Concordo com você amiga, nossa mente precisa de pensamentos positivos, alegres, pra cima...eles só atraem coisas boas para nosso lado.
    bjus!

    ResponderExcluir
  3. Ane minha cara,

    concordo plenamente,é o que a bíblia nos exorta a fazer : "...o culto racional."(Onde está escrito mesmo?).

    Beijo e mando um pouco deste calorzão que faz por estas paragens!!

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga Anete, boa noite. Lindo texto, ainda bem que meus pensamentos só existem coisas boas, também pudera né, com a vida que estou levando não existe lugar para maus pensamentos. Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  5. Lindo a mensagem que trouxe sobre os nosso pensamentos.
    É isso mesmo temos q trazer a memória o que nos traz esperança. As coisas ruins devem nos ensinar lições
    q precisamos aprender a nos tornarmos pessoas melhores. bjssss

    ResponderExcluir
  6. "Trazer a memória o que me dá esperança"
    preciso me lembrar mais disso e me policiar todos os dias!

    boa semana! bjsss

    ResponderExcluir
  7. Magnífico texto. Eu também preciso trazer à memória o que me dá esperança...
    Beijos
    Lita

    ResponderExcluir
  8. Ai Ane,

    graças a Deus os meus "fantasmas" não me atormentam mais.
    Hoje, sou tão feliz e vivo uma paz tão de Deus, que esses sentimentos e tristezas praticamente desapareceram. Claro que temos pequenas bobagens no dia a dia, mas nada que me deixe com indignação pesada.
    Alem de um relacionamento intimo com Deus, que nos ajuda a termos uma mente mais limpa. Segui um conselho bíblico que diz que devemos fazer de tudo pra vivermos bem com as pessoas. Mas se elas continuam te fazendo mau...afaste-se. Pra que sua paz com Deus não seja abalada. (usei minhas palavras e no momento não lembro o livro, capitulo e verso bíblico) Mas me ajudou muito a ter uma vida tranquila. Eu sofria muito com as injustiças e maldades do coração das pessoas!
    Hoje, muito mais leve, agradeço a Deus pela paz de espírito!

    Bjinhos e uma semana iluminada pelo amor de Deus pra vc!

    ResponderExcluir
  9. "Não existe o bom ou o mau; é o pensamento que os faz assim."

    William Shakespeare

    Por isso considero essencial vigiar o próprio coração, o centro das motivações.
    Nem sempre é uma tarefa fácil por causa da imperfeição humana, mas também não é algo impossível.

    Tenha um lindo dia!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  10. Oi amiga Anete, os pensamentos são assim mesmo, quando menos esperamos ele foge e começamos a pensar besteira coisa que não tem nada a ver , o remédio é parar e começar aquilo que queremos pensar, na hora da prece, é preciso muita meditação.Agradeço pelo comentário, Um abraço bem grande, Celina.

    ResponderExcluir
  11. Ola Anete amiga!
    Estava com saudades!
    Volto sempre que puder, e obrigada pelas visitas carinhosas la no Chacrinha Rosa!
    Bjs
    http://chacrinharosa.blogspot.com.br/
    http://minimibijoux.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu procuro sempre cair fora desses pensamentos negativos, dando um salto literalmente falando, em direção a lembranças alegres. É um excelente remédio! Logo já estou feliz!
    Uma noite abençoada!
    Bjsssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  13. OI ANETE!
    PENSAMENTOS NEGATIVOS, SÓ NOS ATRASAM A VIDA POIS, ENQUANTO ESTAMOS MERGULHADOS NELES, NÃO PERCEBEMOS TODA A MARAVILHA QUE NOS CERCA...
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Flor
    É verdade!
    Precisamos ter pensamentos Bons e que nos traz Alegria

    um Beijo Grande e uma Linda Quarta-Feira
    Andrea

    ResponderExcluir
  15. É verdade, nossa mente é mesmo uma caixinha complexa e se não cuidarmos os pensamentos negativos tomam conta do nosso dia a dia. Visualizar coisas boas, pensar em coisas boas, com otimismo com boas energias nos fazem ir pra frente com determinação e sabendo o caminho a ser seguido. Tenho muito medo quando os pensamentos negativos começam a ocupar o maior espaço na caixinha que é nossa mente!!
    Beijos e muitos pensamentos positivos e de boas coisas pra todas nós!!!

    ResponderExcluir
  16. Sim minha amiga devemos tentar ter sempre pensamentos positivos, nem sempre é fácil, mas relembrar tristezas, dores e desilusões do passado só nos vai ensombrar o presente. Como se costuma dizer "águas passadas não movem moinhos".
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  17. Paz minha amiga!
    Saudades de sentar aqui no meu cantinho e ler as coisas que tu escreves...Coisa boa quando nos deixamos levar por bons pensamentos,nossa vida se enche de cor.
    Eu ando tão feliz que queria poder contagiar todos na minha volta.Deus é maravilhoso! Vai trabalhando de um jeito tão especial que as vezes chego a pensar que não sou digna de tanto amor.
    Fica com Deus! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  18. Anete
    É sendo seguidores do expert em pensamentos de vida que podemos alcançar a vida plena, cheia de pensamentos bons e de paz.
    Abraços
    Onã Silva

    ResponderExcluir
  19. Olá Anete,
    Belo ensinamento ou no mínimo chamada de atenção.
    Ter pensamento é magia desde que lhe demos asas rumo á felicidade e esperança.
    Asas brancas, resplandecentes e acolhedoras.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  20. Ontem, foi um dia em que vivi muitos pensamentos e sentimentos felizes! Comemoramos o niver do meu queridíssimo marido! Hum, fiz coisinhas que ele tanto gosta: Pão de Ló , Pudim de Leite Condensado, comprei um lindo presente e providenciei uma Torta de Nozes (Biscoitos Mineiros, tudo lá é delicioso!) e, à noite, saímos p jantar c a família e alguns amigos...
    Tb comemoramos a nomeação da nossa filha no concurso da SES (FISIOTERAPIA)!

    Abraços e todo carinho... Amei os comentários...

    ResponderExcluir