Minha foto
Sou Anete. Amo A Vida Abundante e gosto muito de falar Dela! Gosto de poesias, poemas, reflexões e livros... "O AMOR DE DEUS É TERNO E ETERNO!" (JOÃO 10.10)!

Seguidores

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Polêmicas...





     Tantas coisas vêm mudando nesses tempos, que precisamos avaliar e bater o pé com vontade, não deixando que a mediocridade tome conta do que temos de melhor! Não quero ser das "antigas", mas, francamente, têm situações que não dão mesmo para ser engolidas cruamente, né?...

     Li nesses dias um artigo da Lya Luft (gosto dos seus pontuais escritos), que falava de um projeto financiado pelo Ministério da Cultura, onde "banca a edição de milhares de livros de autores clássicos 'facilitados', começando com Machado de Assis." Ou seja, alterá-los para que se tornem de fácil entendimento.

     Puxa vida, concordo plenamente com ela, isso é um estúpido absurdo! Como modificar obras importantíssimas, mudando vocábulos e frases, reescrevendo trabalhos e pensamentos de escritores clássicos?! Deveriam sim, investir responsavelmente na EDUCAÇÃO, possibilitando aos brasileiros o interesse e a compreensão nas boas leituras! Tanta coisa mudaria neste país, se este item fosse levado a sério! (Recomendo o Artigo/Aulas de Mediocridade - Lya Luft - Revista Veja/nº 21)

     Porém, para fechar este texto, outra coisa que vi nesses dias num programa da Globo News/Em Pauta, foi uma conversa sobre o lançamento de um produto (Estados Unidos), que substitui o nosso banho!... Pois é, gente, é só utilizá-lo e bye bye água, sabonete, shampoo e gasto de tempo... Rssss..., haja modernidade e tantas estranhezas sendo multiplicadas!

     ... Suavizando o nosso final de semana, trouxe esta imagem do Bolo-Violeta que é uma gracinha, não é mesmo? Criativo e sugestivo!!! O meu abraço...


Anete








(Imagens Google)
    

21 comentários:

  1. Anete, tua indignação é justa! Nem esse projeto de simplificação das obras de grandes autores, nem essa do banho,rs...

    Adorei esse bolo!!! beijos,lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. oi Anete

    Eu não sou tão velha e nem tão nova, mas não sou moderna rs...
    As coisas tem que avançar pq é isso que o tempo pede, mas não tanto assim.
    Já mudaram tanta coisa na língua portuguesa e se perdeu tanto com isso.
    Num pais como nosso que quem tem condições de ler um livro ta no luxo, pra que gastar dinheiro para modificar obras?
    Deveriam sim colocar no rodapé as informações para entendimento, mas não modificar as obras.Vender esses livros a preços mais baixos.
    E quanto ao banho, isso já é demais né?
    Quando penso que estamos progredindo vejo que estamos regredindo.

    bjokas e um lindo fds =)

    ResponderExcluir
  3. Como mudar,frases,vocábulos se o autor colocou com amor as palavras que sua inspiração trouxe,para que ficassem nas páginas de um livro.
    Não concordo,acho simplesmente um absurdo.
    Ótimo alerta amiga.
    Bjs Anete e um lindo final de semana.
    Carmen Lúcia

    ResponderExcluir
  4. Oi Anete, eu tenho só o 2º grau, não me deixaram fazer faculdade quando nova e podia, depois tive oportunidade ora casada, mas ficou a frustração.
    Mas acredito que a pessoa tem que estar sempre estudando e como sempre trabalhei muito não tinha tempo de ficar procurando no dicionário as palavras que não entendia, mas meu filho facilitou para mim, pois cada livro que lia, nas palavras difíceis colocava uma em sinônimo e foi assim que li coleções e coleções de livros. Ele tem 2 faculdades, etc...e está ainda sempre me ajudando.
    Têm blogueiros que escrevem com palavras difíceis, mas eu gosto, assim vou procurando no Google o que não sei e é assim que aprendi.
    Cada um tem um estilo e um público leitor, eu escrevo com simplicidade para que até meus ex "aluninhos" possam entender, mas sou totalmente contra.
    Obrigada pelo carinho
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  5. Anete,

    Alterar obras literárias como os livros de Machado de Assis, por exemplo, para melhor compreensão, digo que é um absurdo, uma afronta!
    Já basta a Reforma Ortográfica retirando o que é de bonito em nossas palavras, causando confusão na gente.
    O Brasil se preocupa com coisas que deveriam ficar quietas...
    Incentivo à leitura, isto sim, seria válido em um país onde tem 13 mil analfabetos adultos.

    Lindo finde!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  6. Você tem razão , imagina ,que absurdo mudar palavras que nem
    se ouvimos mais falar ,e que o mau entender deveríamos nunca deixar de
    aprender para se ter um vocabulário bem extenso e sem tantos bordões
    ridiculos que ouvimos hoje em dia.
    tenha um bom fim de semana.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Está tudo muito mudado, né Anete?
    Concordo com você.

    Eu como já trabalhei com confeitagem fiquei analisando o bolinho
    Está lindíssimo!!!
    Maravilhoso trabalho.

    Tenha um feliz final de semana
    Beijinhos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Anete, imagine só! Isso e desculpe e a palavra que vou utilizar seria "assassina"r as obras e até quem sabe alterar o sentido que os autores imprimem ao seus escritos!
    Investir na Educação deve ser sempre o lema!
    Quanto aos banhos, nem digo nada!
    O mundo está a mudar...Parece existir um vírus de alta estirpe a invadir certas mentes que não dá para entender!
    Muito obrigada pelo bolinho;))!
    Um beijinho e bom fim de semana. Ailime

    ResponderExcluir
  9. Oi Anete! É de lascar mesmo, ambas as situações! Simplificam o Português, optam pela aprovação automática e assim vamos seguindo deixando a Educação cada vez mais capenga! Tenho visto professores com erros ortográficos inaceitáveis até para alunos! Um absurdo! Agora, o bolo... eu acho que não teria coragem de comê-lo! Que coisa mais linda! Querida, um abençoado final de semana! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  10. Oi Anete, olha eu sempre achei a língua portuguesa maravilhosa quando falada corretamente. Gosto muito de assistir filmes antigos, mas antigos mesmos. Exemplo, E o Vento Levou, se você assistir ele legendado verá que até a gramática inglesa era mais correta que hoje. Nada de abreviaturas ou gírias. A questão é que hoje em dia querem tirar, querem exterminar, querem tirar o clássico, o belo do que é bonito. Uma história de Machado de Assis não vai ficar feia se alterada, mas tirará o encanto, o belo do clássico. Em fim amiga, o nosso país não quer ser um país belo em nada. Eu sou contra por que é pesquisando que se aprende. Já basta que as crianças que vem chegando acho que nem saberão quem foi Marco Aurélio. Mas se falar em GOOGLE rsrsrs pois é. O nosso país está cada dia pior em tudo.
    Quanto ao banho... a pelo amor de Deus! Já não vivemos com a qualidade que precisamos em tantos quesitos importantes agora tomar banho de gato??? Eu e minha família somos educados a não esbanjar água, mas banho é banho e não existe outra definição para banho senão muita água sabonete etc etc etc. rsrsr Ai meu pai, qual será a próxima?

    Beijos querida e lindo final de semana.

    http://emagrecendotimtimportimtimporlucelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Porque nem sempre é fácil compreender certos vocábulos e determinadas expressões linguísticas, às vezes o que acontece é que as obras de grandes escritores acabam por ser saneadas do ensino em prol de nomes sem significado.
    Preferem modificá-los para que se tornem de fácil entendimento quando era preferível ter um dicionário ao lado!
    Quanto ao banho o produto até pode ser bom e vai haver, com certeza, quem queira experimentar a novidade, mas o que é natural é bem melhor!
    Bom fim de semana e um forte abraço.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Anete.
    A educação brasileira esta cada fez mais deixando a desejar, As crianças brasileiras têm que frequentar a escola no mínimo por nove anos, porém a escolaridade é normalmente insuficiente. A Constituição Brasileira de 1988 estabelece que "educação" é "um direito para todos, um dever do Estado e da família, e está a ser promovida com a colaboração da sociedade, com o objetivo de desenvolver plenamente o desenvolvimento integral da personalidade humana e a sua participação nos trabalhos com vista ao bem-estar comum,mas isso não justifica modificar a obra de diversos autores importante.Quanto ao banho,se as pessoas não tomarem consciência em usar a água com responsabilidade o futuro sera este tipo de banho para que tiver poder aquisitivo para isso.
    Um lindo fds.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Nossa! Não gostei dessas noticias tb! Modificar Machado de Assis? Ninguém merece! E banho de que? Perfume frances? TÔ fora!...rss...assino embaixo com vc, Anete! bjs,

    ResponderExcluir
  14. Novos tempos.... nem tudo na modernidade são flores perfumadas, saber separar o joio do trigo, nos traz uma vida mais serena, pautada pela sensatez onde o bom, o util é diferente do inovador inútil. Gosto muito de vir aqui, Anete.... Um dia abençoado desejo a vc. Um abraço

    ResponderExcluir
  15. Tanta modernidade está é atrapalhando a sociedade e a convivência humana. Já não basta a tais mudança ortográfica, que em nada ajudou, ou pior, acho que atrapalhou, como não tenho muito conhecimento, sinto dificuldade para ajudar meus filhos nas tarefas escolares, e mudar o vocabulário dos clássicos da Literatura Brasileira é uma afronta aos nossos cultos escritores que nos deixaram um vasto legado literário. Basta as música, as danças de hoje que são bem degradantes, indecentes , deixemos como está o que foi bem feito por gente de um pensamento cultural mais elevado. Um abração. Nely

    ResponderExcluir
  16. É Anete,a educação cada vez pior e é isso que tentam fazer com livros clássicos de nossa literatura?Jesus!O bôlo é tão lindinho,será tão delicioso quanto bonito?Um produto que substitui agua e sabonete? É milagroso então!(risos)Um beijo!

    ResponderExcluir
  17. Nete,

    Estava precisando voltar a interagir com vocês pra ficar mais atualizada. Que coisa mais doida essa de mudar os clássicos. Mudar pra que seja de fácil entendimento. Que absurdo!
    O bolo é realmente muito lindo e sugestivo.
    Também não sabia que estavam inventando algo pra substituir o banho. Risos. Desculpe, mas é mudança demais pro meu entendimento.kkkk Menina, isso vai fazer o maior sucesso por aqui. O povo não é muito chegado não. Rs
    Feliz por estar de volta. Senti muito a falta de vocês.
    Uma linda semana! Beijos

    ResponderExcluir
  18. Boa noite Anete.
    Vim lhe desejar um més de junho com paz,saúde e alegrias.
    Que toda a sua família seja protegida e guardada de todo mal.
    Um lindo més a todos vocês.

    ResponderExcluir
  19. Também não gosto nada dessa ideia de fazer modificações no vocabulário dos clássicos, descaracterizaria tudo da época e o modo de se expressar do autor.
    Anete, adorei o bolo!
    Beijos e uma ótima semana, um ótimo mês!

    ResponderExcluir
  20. Inacreditável, Anete,

    Infelizmente nossos Currículos Escolares são de péssima qualidade e ainda essa???

    Quanto ao banho, acho que entre nós não fará sucesso...kkkk...culturalmente somos um povo que adora o contato com a água e temos bons hábitos de higiene, porém...em outros países...kkkk...talvez...(olha, que quando estava no metrô de algumas cidades europeias, meu nariz coçava muito, muito....rsrsr)

    Nossa, que bolo, Anete, lindo!!

    Que sua noite seja repleta de paz,

    beijinhos,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
  21. Junho Chegou... Vamos Adiante Com Muita Garra e AMOR...

    Abraços e Uma Ótima Semana.....................

    ResponderExcluir