Minha foto
Sou Anete. Amo A Vida Abundante e gosto muito de falar Dela! Gosto de poesias, poemas, reflexões e livros... "O AMOR DE DEUS É TERNO E ETERNO!" (JOÃO 10.10)!

Seguidores

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Depressão...





     Nesses dias,  meu marido sugeriu que fizesse uma reflexão sobre o assunto tão evidenciado nesses últimos tempos: A DEPRESSÃO.

     De princípio, fui logo dizendo: "Puxa, é um desafio grandão, pois não tenho muito jeito pra falar sobre ela..."

     MAS, ENFIM, cá estou procurando palavras que reflitam um pouco o que penso e sinto a respeito. Lembro que ele citou naquele instante, uma frase de uma pessoa que conhecemos de perto e que se encontrava numa fase de depressão profunda. Diz mais ou menos assim: "Depressão é você dormir com uma gillette na cabeceira da cama." Uma definição forte, mas bem realista dos sentimentos que vêm para uma pessoa em que se encontra altamente deprimida e angustiada. Essa pessoa a que me referi, superou a mesma depois que conheceu o amor de Deus verdadeiramente. Veio então uma experiência nova e libertadora!

     A depressão é um estado da alma que traz medos, inseguranças, dores e desânimos. A pessoa fica tristonha e não vê muita  graça ou graça nenhuma em tudo que a rodeia. Tudo é cinza ao seu redor! A sua motivação pela rotina de vida fica desinteressante e a vontade que a pessoa tem é de se afastar de todos socialmente.

     A depressão pode ser causada por momentos difíceis atravessados, por problemas acumulados/estresses ou também por tendência, genética familiar. Sabemos muito bem, que em alguns casos são necessários acompanhamentos profissionais, onde traumas e dores emocionais são reconhecidos e ajudados adequadamente.

     Creio mesmo, que uma boa maneira de evitar ou enfrentá-la, seja cativando pensamentos e sentimentos alegres, de vida e de esperança!

     Não quero me estender mais e mais nesta reflexão, entretanto, deixarei um pedacinho de um Salmo que gosto muito e que fala de Davi, uma pessoa que me inspira muitíssimo no seu crescimento interior:



"Pois Tu formaste o meu interior, Tu me teceste no seio de minha mãe.
Graças Te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste;
as Tuas obras são admiráveis,
e a minha alma o sabe muito bem;
os meus ossos não te foram encobertos,
quando no oculto fui formado,
e entretecido como nas profundezas da terra.
Os Teus olhos me viram a substância ainda informe,
e no Teu livro foram escritos todos os meus dias,
cada um deles escrito e determinado,
quando nem um deles havia ainda.
Que preciosos para mim, Senhor, são os Teus pensamentos!
E como é grande a soma deles!
Se os contasse, excedem os grãos de areia:
contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim."

Salmos 139-13-18



UM BOM FINAL DE SEMANA... 
ABRAÇOS, Anete









(Imagens Google)
  

17 comentários:

  1. Arlete, acabamos de chegar de um passeio, caminhada pelo solzinho, levando CUCA( neno perdeu pois ainda está em horário de aula) e falávamos o quanto o sol faz bem, renova as cores, as flores ficam felizes...

    Assim , comparo o dias cinzas aos sem sol nas nossas vidas. Temos que buscar forças para tirar o cinza e deixar entrar os raios em nós!

    Adorei a citação! Válida e muito! bjs, lindo fds e o Juca tá bom de conselhos e secretariando o blog legal!rs beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Esse é um tema muito difícil de falar amiga Anete.
    Somente quem já passou,ou na família alguém sofreu desse mal é que sabe o quanto é triste.Se a pessoa tiver muita fé poderá curar-se,mas se não houver tratamento adequado,dificilmente saíra desse quadro depressivo,principalmente se for hereditário.
    Bjs e um ótimo final de semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  3. Anete , eu fui depressiva e é muito dificil saír desta situação, e não adianta falar para tentar pensamentos positivos que não dá certo , é terrivel , eu passei por isso e sei o que estou falando, as pessoas ao meu redor falavam isso e eu ficava ainda pior , pois a pessoa depressiva não consegue, e as pessoas não entendem e até se irritam com vc pensando que é frescura, mas não é , é uma dor tremenda na alma , algo que toma o corpo os pensamentos.
    Aconselho a quem ter alguém assim na familia em suas amizades , nunca fale para não chorar , deixe a pessoa chorar , deixe a pessoa desabafar , abrace , mas não ofereça ajuda,faça ,compreender sem forçar .
    bjs querida , Bom fim de semana.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Simone, entendo! Somente pode ajudar quem já teve pelo menos a depressão leve ou moderada. Também quem tem sensibilidade/tato ou amor compassivo!

      Gostei do seu comentário! Bjs

      Excluir
  4. Um tema difícil, só quem já teve depressão ou um caso na família sabe o quanto é difícil, meu filho passou por vários estágios da doença, amiga ....com um agravante ;ele é ateu, não conseguimos trabalhar nesse ponto, e agora mais difícil ainda foi morar longe .... e sua esposa e netos são evangélicos hoje ele já está bem, graças a Deus!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  5. Pois é Anete...
    Tive muitas amigas com essa doença, a depressão.
    Uma delas suicidou-se.
    Era mãe de dois filhos exemplares e tinha um marido maravilhoso!
    Minha amiga preferia sofrer em vez de alegra-se.
    Nada, nada conseguiu reverter esse quadro.
    Ela simplesmente cansou de viver.
    Triste, muito triste.

    Lindo finde!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  6. Oi Anete é muito lindo esta salmo.
    Mas infelizmente a depressão é terrível...Graças à Deus não tenho ninguém em minha família com essa doença. Mas conheço várias pessoas que tiveram... e o testemunho é de grande sofrimento, e que com Deus juntinho a proteção é muito maior.
    Valeu amiga!
    Um beijãooo!!
    Mariangela

    ResponderExcluir
  7. Dizem que é a doença do século, mas acredito que esta dentro de cada um querer viver...
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  8. Ei Anete, lendo o comentário da Chica, vi que ela te chamou de Arlete, foi erro de digitação ou é seu nome?
    Depressão é uma assunto seríisimo, na minha maneira de pensar, acho que a cura se dá através de um tratamento psiquiátrico, com remédios apropriados e Deus, como alimento de força e sustento nesta empreitada difícilima.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Cissa, o meu nome não é Arlete... Foi erro da amiga Joaninha, acontece!
      Sabe, às vezes qdo estou no iPad há trocas de palavras... Preciso revisar c cuidado... Rsss... É a high tech!...

      Beijos

      Excluir
  9. Um tema "pesado" que invade a vida de tanta gente! À nossa volta, entre amigos, na família ocorrem casos preocupantes. É muito importante, que se dê atenção a quem apresenta sinais de depressão. Muito importante e oportuno o texto que você escreveu, Anete, complementado com o belo Salmo.
    Um beijo,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  10. Oi Anete! A depressão é o mal do século... e o mais perigoso nela é quando acomete pessoas que são extremamente alegres e expansivas. Eu tive uma amiga que só soubemos/desconfiamos que ela sofria com depressão depois que suicidou. E estou com uma outra numa situação perigosa, pois ela é a alegria em pessoa, vive fazendo piadas e gozando todo mundo, quando dá a depressão ela afunda de vez e ela está nessa faze "pra baixo". Estamos nos revesando para não deixá-la só... é uma doença muito triste! Bjks e um abençoado final de semana! Tetê

    ResponderExcluir
  11. Anete, na minha família temos casos de depressão. Eu tb me incluo mas superei, graças a Deus! É uma doença da alma,angustiante,mas precisamos ter fé para superá-la. Eu me lembro que estava no fundo do poço e de repente comecei a pensar em como estava sendo egoista,com tanta gente com sofrimentos maiores por aí. Foi então que decidi buscar ajuda profissional e tratamento espiritual tb e nunca mais tive. Gostei muito de seu texto,bem verdadeiro! bjs,

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Anete.
    Uma bela sugestão do seu marido, um assunto que deve ser abordado com certeza. Na minha humilde opinião é uma doença complicada , porque é visto pelo sociedade como uma coisa banal, insignificante, o que não é , pelo contrario é uma doença que não tratada leva aos suicídio e uma vida sem qualidade de vida, porque as pessoas se acham incompreendida e se insolam , piorando ainda mais a patologia, ainda tem o preconceito em achar que só os loucos são tratados pelo psiquiatria. Eu particularmente nunca entrei em depressão,mas observei de perto como essa doença é cruel, eu fugo dela, ao menor sinal de tristeza acalmo a minha mente e espirito. Antes de entrar em depressão tudo é resolvido de uma maneira melhor, mas quando se entra no verdadeiro estado depressivo só uma ajuda profissional tem solução definitiva, costumo dizer que depressão é doença profunda, que todos devem ter a consciência que não precisam sofrer mais sim buscar ajuda de um medico capacitado para usar medicações adequadas para cura.pois tem cura. Buscar também a ajuda divina, com isso com certeza veras que a vida é bela mesmo com as fatalidades da vida.
    Uma abençoada semana.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Bom Dia!!!
    Uma Nova Semana Por Aqui Com Vocês...
    Gostei muito dos comentários neste post, OBRIGADA!

    Vamos Adiante... Abraços...

    ResponderExcluir
  14. Mal da época que tem matado e acabado com a vida de muitas pessoas.
    Que o Senhor nos livre de todos esses males.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  15. Ah depressao!! Esse tema te causado muitos estragos nas vidas das pessoas, contudo importa saber que ha estudos cientificos q comprovam q a depressao tem origem emocional e, tambem fisiologica. E nesse ultimo caso se faz necessario acompanhamento terapeutico e medicamentoso. E, somente Jesus, medico dos medicos pode mudar toda enfermidade fisica ou emocional em saude. Vale compartilhar q a depressao tem levado muitas pessoas a morte por desespero... olhemos p os lados podemos fazer a diferenca na vida ou morte dessas pessoas.

    ResponderExcluir