Minha foto
Sou Anete. Amo A Vida Abundante e gosto muito de falar Dela! Gosto de poesias, poemas, reflexões e livros... "O AMOR DE DEUS É TERNO E ETERNO!" (JOÃO 10.10)!

Seguidores

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Vivendo e Aprendendo...






     Ultimamente, recebi esta imagem com a Mafalda, bonequinha engraçada que faz um humor inteligente e irônico! Ela com a sua carinha de menina levada sai com cada uma, rsss!

     Desta vez, trouxe uma pergunta um tanto reflexiva. Sim, para onde vão os nossos silêncios quando não expressamos os nossos sentimentos?! Certamente, eles vão se acumulando devagarzinho de uma maneira, muitas vezes discreta, mas, não saudável, no coração. Não faz bem a ninguém guardar raivas, chateações, ansiedades e outras emoções por muito tempo na alma/mente, não é mesmo?

     Todos passamos por momentos irritantes e desconfortáveis nos nossos relacionamentos, situações no dia a dia, porém, precisamos controlar nossas tendências, impulsos e buscar sempre a melhor saída que é o amor. Devemos expressar o que não gostamos ou o que achamos que deve ser (opinar), extravasar o que tá lá no íntimo e que precisa ser dito...

     É verdade que o silêncio vale ouro, entretanto, pra que valha mesmo, é necessário que ele aconteça na hora certa, assim como as palavras. A Bíblia nos diz que: "Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo." Provérbios 25.11.  

     Falei ainda há pouco que a melhor saída é o amor. Creio mesmo que é através dele que podemos falar e calar com sabedoria. Também penso que O Amor Tem Que Ser Firme/título de um livro! Nele estão incluídos o perdão, compreensão, amabilidade e o respeito. Diariamente, precisamos sondar o coração e dar uma boa "varrida" naquilo que atrapalha o nosso caminhar. Nada de juntar pensamentos e sentimentos negativos, pois é muitíssimo perigoso para saúde e para convivência com o próximo. 

     Há uma medida certa de lidar com os silêncios e com as palavras! Busquemos, vale a pena e nos deixa levinhos e contentes!

     Com carinho, Anete









(Imagens Google)
     

15 comentários:

  1. Muito interessante este texto que nos deixa a reflectir.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.
    Andarilhar

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela linda reflexão e texto! Isso é a mais pura verdade. O silêncio de quem está remoendo coisas , mágoas não pode fazer bem, nem para a pessoa, nem ao s outros.

    Saibamos colocar em palavras ou escritas o que nos incomoda e faz mal! Beijos, lindo dia e tuuuuuuuuuuuuuudo de bom! chica

    ResponderExcluir
  3. Oi Anete, bom dia
    Sou amante do silêncio, e como, devo ter zilhões de silêncios que nunca expressei e nem vou fazer.
    Mas não sou de ficar remoendo mágoas e ressentimentos a ponto de atrapalhar minha vida, posso ficar muito chateada, magoada, mas no final as coisas se ajeitam.
    Adorei suas palavras, você escreve muito bem, cara amiga.
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  4. Olá Anete
    Tenho tentado viver em silencio, mas muitas vezes tenho sido compelida a dizer verdade e em situações que se arrastam e não se resolvem. O intrigante é que muitas vezes mesmo falando educadamente a verdade muitas pessoas que sempre dizem privar por sinceridade se magoam quando a ouvem.
    Bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Uma linda reflexão.
    A arte de silenciar é algo que temos que desenvolver, por vezes a gente se compromete por falar e se expor muito.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  6. Olá Annete.Aprendi com a vida que certos silêncios nos fazem muito mal,silenciei muita vez o meu sofrimento para não fazer sofrer os outros e isso não é bom,acabamos por ser consideradas pessoas fortes e ás vezes não é esse o caso.Por querer ficar com tudo só para mim fui ao fundo do poço e depois foi muito complicado sair de lá.
    Hoje sou uma pessoa diferente,aprendi que falar e partilhar ajuda mais que o silêncio.
    Beijinhos e boa tarde.

    Natália.

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto Anete!
    E o silêncio nos deixa refletir.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  8. Maravilhoso texto amiga, uma bela reflexão!
    Silenciar, não colocar os sentimentos e as opiniões "pra fora", faz nosso corpo adoecer... sei bem disso. Mas tô melhorando rsrs ...
    bjs amiga, adorei o post!

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei muito! Porque passei muitos anos da minha vida sufocando sentimentos e palavras. Desde que comecei a escrever na internet, em 2007, as coisas foram se destrancando devagarinho, até que começaram a jorrar anos e anos de silêncio.

    ResponderExcluir
  10. Penso que esses silêncios nos levam directamente para a sala de um psiquiatra. Que eles são a origem das depressões e de alguns suicidios.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Anete,
    Amei tuas sábias palavras...
    Em tudo precisamos de amor e equilíbrio.
    Saber calar e falar no momento oportuno,
    nos garante relacionamentos saudáveis.
    Acumular lixo emocional, só traz desarmonia.
    Ah, sou fã da Mafalda \o/
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Anete! Eu recebi essa imagem no facebook e respondi: vão para o estômago e viram úlceras! Não dá pra ficar "engolindo sapo" toda vida não... Há formas educadas de dizer o que não nos está fazendo bem! Mafalda é uma gracinha! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  13. Olá Anete, gostei muito do post!
    A minha mãe conta que o meu avô materno quando bebia uns copitos ao domingo, a minha avó chateava-o com aquela lengalenga próprio das mulheres daquele tempo e...às tantas depois de tanto a ouvir, virava-se para as filhas com um ar muito sério, dizia:
    - COITADO DE QUEM AS OUVE, QUEM AS DIZ FICA ALIVIADO.
    Eu sou uma que digo tudo o que penso, tenho o coração ao pé da boca, mas às vezes ando a "remoer" enquanto espero pelo momento certo.
    Desde que tenho consciência das coisas vejo que aparências, as habilidades e o medo de falar e de arriscar faz as sociedades infelizes e pouco desenvolvidas.

    Beijinhos e bom domingo.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Anete,
    Há dias já tinha lido e comentado esta sua magnífica reflexão no celular, mas perdeu-se;))!
    Os silêncios recalcados fazem sofrer muito...
    Eu gosto de expressar o que me vai na alma e faço-o com relativa facilidade.
    Talvez devesse aguardar, por vezes, um pouco. Aqui está a sabedoria de quem diz tudo na hora certa.
    Conheço pessoas que praticamente não falam. Têm o dom da escuta e o diálogo quase não existe ou torna-se mais difícil. Penso que se tornam pessoas azedas, de mal com a vida e não são sinceras.
    Como diz e bem o amor é a chave para que os silêncios ou falas existam quando necessários. A vida também nos dá essa experiência de saber como e quando falar.
    Anete, gostei muito de conversar aqui consigo e expressar o que na verdade sinto.
    Beijinhos e boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  15. Eu às vezes, acho que explodo, se não digo o que sinto...
    Não gosto de acumular estes silêncios, que não nos fazem nada bem... e depois de dasabafar... tudo se enfrenta com muito mais clareza!
    Adorei o post, Anete!
    Beijinhos!
    Ana

    ResponderExcluir