No sábado à tarde, quando estava acordando de uma soneca, ouvi um forte barulho quase na frente da nossa casa. Um estrondo!
Logo vi muita gente se movimentando para ver de perto a queda de um grande Abacateiro que tombou inteiramente. Ainda bem que não tinha ninguém por perto na hora. Muitas pessoas foram colhendo abacates e mais abacates, pois ele estava cheio de frutos e fiquei na minha janela a imaginar o porquê do acontecido.
Estranho, viu, ainda mais que o dia estava ensolarado e superquente. A raiz ficou exposta, como vocês podem ver aqui e, certamente, esta árvore vinha se fragilizando com o passar do tempo e já não havia mais boa sustentação, firmeza ou não tinha profundidade!? Puxa, realmente é de se pensar e imaginar bastante!
Cliquei algumas fotos no dia seguinte e ainda encontrei alguns abacates para trazer para casa. Um fato admirável e reflexivo. Vi por lá, que ao cair ela derrubou também um pé de flores, Tulipas Africanas...
Anete
UMA SEMANA MUITO FELIZ E ALEGRE!
<<<<<<<<<<<<<<<<<
(Cliques Meus)
Um Olá Bem Gostoso Nesta 2ª Feira...
ResponderExcluirPuxa, ainda estou a pensar na queda do Abacateiro, gente!! Ele tá lá, da minha sala dá pra ver...
Um Abração...................... MUITA PAZ E SAÚDE...
Anete, fiozeste lindas fotos. Pena ele caiu. Aqui em Poa, temos o Parque da Redenção, onde a Prefeitura "esquece" de controlar as antigas árvores e já houveram problemas e estragos enormes!
ResponderExcluirA reflexão que fiz: Antes de plantar, temos que saber que a semente irá germinar, crescer... E, portanto deve receber boas regas" para que fique forte e grande. mas não pode ser esquecida...Mesmo grande, precisa reparo. Como nossos filhos!! bjs, chica e linda semana!
Lembrei-me desta passagem bíblica:
ResponderExcluirEle será como uma árvore plantada junto às boas águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Uma árvore que não se afligirá quando chega o calor, porque as suas folhas estão sempre viçosas; não sofre de ansiedade durante o ano da seca nem deixará de dar seu fruto!”
Melhor de tudo é que os frutos puderam ser colhidos.
bjokas =)
Que pena,pois o abacateiro além de dar uma sombra deliciosa nos presenteia com seus frutos saborosos,ainda bem que alguns puderam ser aproveitados.
ResponderExcluirbjs Anete.
Carmen Lúcia..
Bom dia Anete.
ResponderExcluirEstão tratando a natureza com tanto pouco caso que muitas arvore morreram, uma pena. Qualquer arvore para se manter vida tem que receber os cuidados básico. Uma semana de muita paz.
Abraços.
Oi Anete
ResponderExcluirEra uma pessoa que produzia muitos frutos mas
ninguém ao seu redor enchergava o valor de seus frutos
até ela se ir , da mesma forma o abacateiro sua sombra
e frutos farão falta por uma tempo até que só sobre lembranças.
Tudo na vida precisa ser regado, guardado, cuidado,é assim com
as plantas, é assim com as pessoas.
beijinhos
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Caraca... primeiro que eu nunca tinha visto um abacateiro tão grande... e é muuuuiiito estranho ele cair assim do nada! Que pena, né? Quanto ao hino que você citou, eu conheço... ele continua dizendo: "levarei eu também minha cruz, até por uma coroa trocar!" É lindo esse hino! Bjks Tetê
ResponderExcluirPuxa, Anete, que pena, dá uma dó ver uma árvore tão bonita carregada de furtos tombar assim, sem mais nem menos.
ResponderExcluirAs fotos ficaram tão bonitas até mesmo o abacateiro tombado com as raízes expostas.
Um beijo, querida.
Estranho né?
ResponderExcluirFiquei pensando que, quem via uma árvore como essa, bonita, cheia de frutos...não imaginava como ela estava "por dentro".
Assim como as árvores, são as pessoas...
Adorei tuas fotos Anete, era uma bela árvore!
Curiosidade: o que seria esse azul na última foto?
Feliz semana amiga, bjus!
Boa noite Anete, bonitas fotos, mas é sempre triste ver uma árvore assim cair sendo que me parece ainda nova!
ResponderExcluirNo caso de algumas que mostro num dos meus blogues elas caem por motivo de serem centenárias e vão perdendo a seiva!
Neste caso e estando a dar bom fruto, dá que pensar, não havendo intempéries tipo tornados, que arrancam árvores pela raiz! Não foi o caso..
Beijinhos e uma noite tranquila
Ailime.
Sabe... as árvores morrem de pé!
ResponderExcluir(Este era o nome duma peça de teatro muito vista, por cá)
Saudações poéticas!
É triste ver uma árvore e especialmente frutífera tombar. São seres vivos e sujeitas às doenças, como nós. Os abacateiros são enormes, estão espalhados por aqui também. Pena ele ter caído! Mas caiu com glória... dando frutos! Quem dera!
ResponderExcluirEncerrou o seu ciclo deixando muitos frutos bons...
ResponderExcluirUm belo exemplo para todos nós!
Linda semana!
Bjksss
Oi Anete!
ResponderExcluirAcho que ela não tinha uma boa estrutura para suportar o peso dos frutos, que eram muitos, na minha antiga casa aconteceu de o abacateiro dá uma carga muito grande, e seus galhos envergaram, mas colocamos uma escora para ajudar e depois de os frutos colhidos, fizemos uma boa poda, e o abacateiro ficou forte.
Beijos!
Aqui também caiu um , as raizes ainda não estavam fixas o suficiente e muito carregado de frutos fez com que viesse abaixo!
ResponderExcluiruma pena! bjs
Boa 4ª Feira a TODOS................
ResponderExcluirErguidos e fortalecidos no Senhor, VAMOS ADIANTE...
ELE é a nossa Segurança e Paz!
Abraço.
Ane,
ResponderExcluirHá dois anos, aconteceu o mesmo aqui, mas não era árvore frutífera.
Isso aconteceu após um forte temporal. Senti uma tristeza enorme no meu coração, corri pra perto da árvore, e até um dos vizinhos ficou pasmo com a minha reação. Deu vontade até de chorar.
Ele me consolou dizendo, já vou sair pra comprar duas, e plantar no lugar.
Até hoje, lembro daquela pobre árvore caida que, deve ter virado lenha.
Uma ótima reflexão podemos tirar desse acontecimento. Ela estava fragilizada, e mesmo com tantos frutos, não resistiu. Uma pena.
Beijos