Encontrei na Veja da semana passada um artigo que gostei muito (Roberto Pompeu de Toledo), sobre o escritor/poeta Mário de Andrade. Está fazendo setenta anos que morreu.
Ele fazia muitos versos inspirados na sua casa, lugar que gostava de estar e dizia que encontrava muito aconchego nela. "Era uma casa em que podia ser criança, e da qual ia juntando memórias como só as crianças juntam."
Fiquei sabendo que recebia amigos em casa, "quando a certa altura quis buscar alguma coisa no andar de cima. Subiu correndo as escadas e não desceu mais, fulminado por um ataque cardíaco. Tinha 51 anos. A casa da Lopes Chaves, na confluência dos bairros da Barra Funda e de Perdizes, ainda está lá, tão bem tratada que acaba de receber uma exposição com objetos, fotos e outras recordações do morador."
Não esqueço um livro dele que li com o título: "Amar, Verbo Intransitivo".
Deixo nesta 4ª feira, uns fragmentos do poema XVII do livro Losango Cáqui:
"Minha casa...
Tudo caiado de novo!
É tão grande a manhã!
É tão bom respirar!
É tão gostoso gostar da vida!
A própria dor é uma felicidade"
Ah, também gosto muitíssimo da minha casa e, sempre que volto de viagem, gosto de cantar um pedacinho de uma música: "Estou de volta pro meu aconchego, trazendo na mala bastante saudade..." Gosto muito de viajar, mas que alegria tão grande quando retorno ao meu querido ninho!
Com um grande abraço, Anete
(Imagens Google)
Que Hoje Seja Um Bom Dia!!!
ResponderExcluirO Meu Abração Nesta 4ª Feira...
Deus é Fiel!
Que lindo post, adorei os versos dele e gostar da nossa casa é sinal que estamos "em casa" nela, que nela nos sentimos bem! Lindo te ler! bjs, molhados de chuva, chica
ResponderExcluirAmar é mudar a alma de casa (Mario Quintana).
ResponderExcluirbjokas =)
Lindo, desconhecia este escritor que tinha uma paixão pela sua casa.
ResponderExcluirUm abraço e boa semana.
Mario de Andrade,grande poeta.
ResponderExcluirLinda imagem Anete.
Bjs-Carmen Lúcia.
Olá Anete.
ResponderExcluirAmar é o nosso lar é necessário, pois nele passamos tanto tempo. A minha casa não amo como gostaria, pois as lembranças de quem partiu tiram um pouco do amor que tenho por ela, mas os pequenos amam demais o meu lar e a minha filha também e isso me faz feliz. Uma lindo dia. Abraços.
Gostei muito de conhecer mais sobre a vida desse grande escritor.
ResponderExcluirQue linda a casa que ele morava!
Belo post , bjus!
Oi Anete! Nossa casa é o melhor lugar do mundo! Gosto tanto da minha casa que meu sonho é ter um trailer e assim levá-la em todas as viagens! Ou seria viajar sem sair de casa? Bjks Tetê
ResponderExcluirOi Anete
ResponderExcluirNosso lar é nosso porto seguro, é onde voltamos sempre com muito prazer, pelo menos eu sou assim.
Versos fofos do Mário de Andrade, desconhecia o final da vida deste escritor.
Beijos.
Oi, Anete!
ResponderExcluirNão sabia a causa mortis do escritor, mas por conta do aniversário de sua morte, fizeram um suspense enorme sobre uma carta que até os dias atuais estava lacrada e guardada em lugar seguro. O motivo do suspense era tão fútil que sob o meu ponto de vista foi uma demonstração de desprezo sobre toda a obra e contribuição que Mário de Andrade deixou para a cultura nacional.
"Não devemos servir de exemplo a ninguém. Mas podemos servir de lição" [Mário de Andrade]
Beijus,
Casa, boas leituras e aconchego...
ResponderExcluirUm Abraço Amigo............................