No início da semana, o meu marido separou um artigo para mim da "Revista Correio Braziliense", Gláucia Chaves, que fala sobre ENVELHESCÊNCIA. Disse-me para fazer uma reflexão sobre o mesmo.
Desafio abraçado! É um assunto bastante falado ultimamente, principalmente porque a expectativa de vida tem crescido ao longo do tempo e é preciso que a qualidade de vida seja priorizada adequadamente. Envelhecer sem medo e sem vergonha!
O mundo está envelhecendo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, em 2025, seremos o sexto país com maior número de idosos do mundo: 32 milhões de pessoas.
Ainda que a expectativa de vida esteja aumentando, de nada adianta viver mais sem ter saúde. Vale a pena buscar um estilo de vida com coisas que exercitem a mente, o corpo e alegrem a alma, não é mesmo? Transcrevo um trecho do que li no artigo: "Remédios, exercícios físicos e alimentação correta são essenciais para manter uma qualidade de vida desejável, mas de nada adianta cuidar do corpo se a mente estiver em pedaços. Rita Cecília Ferreira, psiquiatra responsável pelo Programa da Terceira Idade do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP), defende que uma forma de começar a aceitar o processo de envelhecimento como algo natural é aprender a ressignificar as coisas. 'Os novos velhos' precisam mudar a forma de ouvir a palavra velho, exemplifica. Ser ativo, segundo a médica, é fazer o que se gosta e ter, acima de tudo, criatividade para se adaptar.
Devemos sim procurar dicas valiosas que, se seguidas, aumentam exponencialmente as chances do período não ser marcado por dores, doenças e dependência.
A cada dia que passa, o nosso corpo envelhece um tiquinho mais. Mas esse processo não precisa ser cercado de temores. Se estivermos preparados, temos tudo para viver uma etapa emocionante e libertadora."
Um Bom Fim de Semana, Anete
Vamos Adiante...
(Imagens Google)
Vamos Adiante, Gente... Curtindo a vida, a vida é curta!
ResponderExcluirUm Bom Fim de Semana......................
Muita paz...
Vamos adiante sim! E focou lindo teu texto e aceitar desafios do Juca, maravilhoso! Viver sem pensar se estamos velhos ou não! E nos cuidar pra ter dias sadios!! Isso é o que importa! Não são os dias, meses e anos que se somam o que vale! E sim, a qualidade que dermos a eles! bjs, lindo fds! chica
ResponderExcluirE como temos que nos cuidar amiga Anete!
ResponderExcluirO tempo passa muito rápido e precisamos aproveitar os bons momentos que a vida nos oferece.
Bjs e um ótimo final de semana.
Carmen Lúcia.
Bom dia Anete,
ResponderExcluirEnvelhecer é inevitável,
mas que seja de uma maneira saudável e prazerosa,
afinal cada fase da vida, tem sua importância e beleza.
Beijos!
Lindo texto Anete.
ResponderExcluirPrecisamos ser sábios quanto ao que nos espera!
E aproveitar da melhor forma possível, o que a vida nos oferece.
Grande abraço amiga, e um ótimo final de semana.
Mariangela
Aceitar o envelhecimento naturalmente, como diz o texto, e manter o corpo saudável... esse é o caminho!
ResponderExcluirGostei muito da reflexão Anete, é um ótimo assunto!
Bjs amiga!
Oi Anete! Eu nunca tive medo de envelhecer, mas sim medo de não ter saúde na velhice, como minha avó e vejo agora minha mãe indo pelo mesmo caminho. Vai chegar uma hora que os remédios serão necessários, mas é importante manter alimentação saudável e o corpo bem condicionado com atividades físicas. Minha mãe e avó me deixam bons exemplos que quero seguir mas fujo desse mal exemplo da acomodação e obesidade que vi na minha avó e vejo agora na minha mãe! Bjks e um final de semana abençoado! Tetê
ResponderExcluirBoa noite Anete.
ResponderExcluirQue bom que não preciso pensar na minha velhice, estou brincando rsrs, o corpo envelhece com o tempo,mas a alma pode e deve ser sempre jovem. Um feliz final de semana para vocês. Beijos.
Oi Anete
ResponderExcluirEnvelhecer não seria ruim se não viesse acompanhada de tantas mazelas físicas, algumas limitações e dependência de outras pessoas, contudo, podemos melhorar muito este quadro que nos apresenta tenebroso, com estas práticas adotadas, escritas com muita propriedade por esta jornalista.
Beijos e um ótimo fim de semana pra você.
OI ANETE!
ResponderExcluirSEMPRE DIGO QUE ENVELHECER É UMA ARTE, PENA QUE AINDA NÃO ESTEJAMOS PREPARADOS PARA VIVER UMA VELHICE PLENA E SAUDÁVEL.
É CLARO QUE PARA QUE ISSO ACONTEÇA É PRECISO UMA GRANDE REVIRAVOLTA NOS CONCEITOS E PRINCIPALMENTE NO QUE SE TENHA A RECEBER EM FORMA DE SAÚDE E RESPEITO PARA QUE O FATO EM SI, NÃO NOS SEJA UM FARDO DIFÍCIL DE CARREGAR.
UMA POSTAGEM DEVERAS IMPORTANTE.
BOA NOITE AMIGA E BOM FINAL DE SEMANA.
ABRÇS
-http://zilanicelia.blogspot.com.br/
A vida é mesmo para se curtir independentemente da idade.
ResponderExcluirUm abraço e bom Domingo.
Boa noite Anete,
ResponderExcluirPassando por aqui rapidamente para deixar um beijinho.
Adorei esta reflexão e penso que aceitar a idade que temos e até brincar com as limitações que ela nos possa trazer será meio caminho andado para seguir em frente sorrindo;)!!!
Beijinhos e uma boa semana.
Ailime
Um dia de cada vez e vivendo na Graça do Pai...
ResponderExcluirRefletindo e fazendo a nossa parte, pois Ele cuida de todos com fidelidade...
Vamos a Um Filme... Nosso próximo post...
Muita paz...