Nesta 4ª feira, transcreverei uma linda crônica que li no domingo, no Correio Brasiliense:
"Os Três Níveis de Gratidão", por Maria Paula.
"Recentemente, o reitor emérito da Universidade de Lisboa, Antonio Novoa, finalizou sua conferência "Formar professores para o futuro" lembrando as palavras que São Tomás de Aquino escreveu em seu Tratado da gratidão.
Há três níveis de gratidão: um superficial, outro intermediário e um nível mais profundo. O nível mais superficial é o nível do reconhecimento, o nível cerebral, o nível cognitivo, do reconhecimento. O segundo nível é o nível do agradecimento, do dar graças a alguém por aquilo que esse alguém fez por nós. O terceiro nível é o do vínculo; é o nível dos sentimentos comprometidos com essas pessoas.
Verificamos que, nas línguas inglesa e alemã, se agradece no nível mais superficial da gratidão, pois dizemos "thank you" ou "zu danken". Estamos a agradecer no plano intelectual. Na maior parte das outras línguas europeias, agradecemos no nível intermediário da gratidão. Ao dizermos "merci"em francês, queremos dizer dar uma mercê, uma graça. Estou lhe dando uma mercê, estou grato a você, dou-lhe uma mercê por aquilo que me trouxe, por aquilo que me deu. Ou "gracias", em espanhol, ou "grazie", em italiano. Dou-lhe uma graça por aquilo que me deu, é nesse sentido que eu agradeço.
Mas é somente em português que se agradece com o terceiro nível. O nível mais profundo do tratado de São Tomás, o da gratidão. Nós dizemos obrigado, e obrigado quer dizer isso mesmo, ficamos obrigados por vocês; ficamos obrigados perante todos. Ficamos vinculados perante vocês. Ficamos comprometidos ao engajamento, contribuindo de diversas formas.
Hoje, vou fazer esse convite ao amigo leitor: que tal procurar em suas relações rotineiras os vínculos de gratidão que merecem ser lembrados, repetidos, honrados; enfim, que tal mostrar aos que estão à sua volta, constantemente ajudando-o, que você está comprometido em retribuir com a mesma gentileza?"
Um abraço grande a todos
que passarem por aqui, Anete
(Cliques Anete)
Um Novo Dia Temos Pela Frente...
ResponderExcluirDesejo a Todos UMA BOA 4ª FEIRA!
Com Todo Carinho...
Um belo texto que gostei de ler.
ResponderExcluirUm abraço e continuação de uma boa semana.
Precisamos ser gratos sempre, através não só de palavras mas também de gestos.
ResponderExcluirbjokas e fica com Deus =)
Na verdade é isso que devemos fazer,usando palavras de gratidão e também fazer o bem para que possamos ser agradecidos também,por gestos e palavras,a quem doamos essa gratidão.
ResponderExcluirLindas palavras Anete.
Bjs-Carmen Lúcia.
Olá Anete!
ResponderExcluirMuito bom seu texto, esclarecedor. Não sabia disso. E quando a gente diz; "muito obrigado", a gente fica mais envolvido ainda.
Bjus
Estael
Oi Anete,
ResponderExcluirGratidão nunca é demais,
devemos praticá-la.
Esopo disse e eu concordo:
'A gratidão é a virtude das almas nobres.'
Bjs!
Que maravilhoso texto Anete!
ResponderExcluirE gratidão é o que devemos ter sempre!
Amei!
Beijos,
Mariangela
Boa tarde Anete,
ResponderExcluirMuito obrigada por partilhar esse texto em que António da Nóvoa cita Tomás de Aquino!
Nunca tinha pensado que poderiam existir três tipos de gratidão!
Muito interessante mesmo e o exercício que nos é proposto deve ser logo iniciado na infância.
Um beijinho e desejos de uma boa noite.
Ailime
(Lindas essas flores envasadas)!
A gratidão é tão sublime,mas não imagina que teria essas particularidades.Foi muito bom saber.Obrigada
ResponderExcluirbeijos
Oi Anete, que interessante, não sabia disso, mas sempre soube que a gratidão é a memória do coração. Que seja assim em todos os níveis, sempre gratos, principalmente a Deus. A propósito agradeço a postagem, mas que um aprendizado. Uma noite de paz na presença do Senhor Jesus. Amo vc no amor de Cristo Jesus.
ResponderExcluirMuito legal isso, Anete! Muito obrigada por publicá-lo Amei! Beijos e tudo de bom!
ResponderExcluirUma tremenda partilha, Anete!...
ResponderExcluirDesconhecia haver 3 níveis de gratidão... infelizmente... uma grande parte das pessoas... nem ao reconhecimento chega, no que diz respeito a valorizar os demais...
Adorei por demais seu post!
Um beijo imenso!
Ana
Interessante estava conversando com minha irmã hoje sobre gratidão, especificamente de alguém que é muito próximo a nós, e estamos tão decepcionados justamente com a posição desta pessoa, sabe aquele negócio do "vem a nós, vosso reino nada" é por aí.
ResponderExcluirMuito bacana este texto, adorei.
Um beijo.
Prossigamos, Com Gratidões e Gratidões...
ResponderExcluirAbraços