Na revista Veja da semana retrasada, li uma entrevista com o Senador Cristovam Buarque que achei bem interessante. Sobre a Educação ele respondeu:
"A Pátria Educadora não existe. O governo usa a educação como mero slogan para tentar enganar as pessoas. A revolução na educação passa por fazer a escola do mais pobre ser tão boa quanto a do mais rico. Isso é possível. Eu vi o prêmio da Fifa, de gol mais bonito do mundo, a este menino Wendell Lira, merecido, aliás. Ele só ganhou isso, mesmo sendo pobre, porque a bola é redonda para pobres e ricos. Se a bola fosse quadrada para o pobre, ele não faria aquele gol nem entraria em campo. Se a gente tivesse as escolas redondas, muitos Wendells seriam candidatos ao Prêmio Nobel."
Vejo o problema da educação no nosso país como um item que precisa de urgente cuidado, não é mesmo?! As consequências estão aí, gritantes e terríveis. Uma coisa puxa a outra e, quando vemos as horríveis notícias na tv ou jornais, sabemos muito bem as suas origens e raízes.
A educação é uma questão de base. Ela traz um alicerce sólido para o crescimento saudável de um povo. Por que tanta miséria, tantos descasos na saúde, violências e desqualificações nas escolas e faculdades? Quantos profissionais despreparados!
Fica esta reflexão. Que venham melhores tempos.
Anete
Uma Boa Semana!
(Clique Anete + Imagem Google)
A EDUCAÇÃO é uma necessidade mesmo grande no nosso país!
ResponderExcluirUMA BOA SEMANA... ESTAMOS EM FEVEREIRO!
Abraços + abçs
A educação em nosso país está deixando muito a desejar.Mas ela deve começar nas família, onde também anda com sérios problemas. Bela reflexão pra iniciar uma semana e mês! bjs, lindo fevereiro! chica
ResponderExcluirÉ verdade, Chica, os valores familiares como andam tão desgastados e "desfeitos"... Tudo muito confuso e os papéis invertidos.
ExcluirObrigada pelo ótimo comentário.
Beijão
Passam-se os anos e nunca vi ocorrerem mudanças para melhorar a EDUCAÇÃO! Os políticos ladrões só querem encher as burras deles! Doloroso! Ótima sua postagem! Abração!
ResponderExcluirO Senhor Cristovam tem toda a razão o objectivo é um ensino igual para todos.
ResponderExcluirUm abraço e boa semana.
A educação é primordial e tem que ser igual para todos.
ResponderExcluirBjs Anete e uma ótima semana.
Carmen Lúcia
Bom dia Anete,
ResponderExcluirA educação está longe
de ser prioridade de algum governante.
Durante as campanhas, prometem mundos e fundos,
mas a precariedade só aumenta.
A cidade onde moro já foi referência na área educacional, e até hoje utiliza o slogan: 'cidade educadora', mas, posso garantir que
atualmente isso não
passa de propaganda enganosa...
Boa semana. Beijos!
Observação lúcida e verdadeira!
ResponderExcluirBoa semana!
Concordo com o senador Cristovam, a educação tem que ser oferecida igualmente a todos. Independente da classe social e $$$$$...porque somos todos iguais.
ResponderExcluirApesar de nos indignar muito, é uma boa reflexão.
Feliz fevereiro Ante, bjus!
Bom dia!
Boa tarde Anete
ResponderExcluirÉ verdade, a educação é a base de tudo, ótimo
exemplo.
beijinho e uma abençoada semana.
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Anete, quando os governantes são corruptos não há interesse de melhorar a educação. Minha avó só estudou o primário e ela dava um show de conhecimento: ela nos corrigia sobre capitais, fatos históricos... Quando ela ouvia alguns políticos falando na TV ela dizia "ele agora fala isso, mas em 1970 ele fez isso e aquilo"... Como ela, muitos dos idosos que já se foram tiveram pouco tempo de escola mas adquiriram grande conhecimento.A medida em que se adquire conhecimento aumenta a consciência de cidadania e a pessoa tem condições de discernir... Quanto menos conhecimento, mais fácil manipular a pessoa. Nessa situação política que vivemos, nunca vai existir interesse de melhorar o ensino público. Infelizmente,,,
ResponderExcluirTetê, gostei muito do seu comentário.
ExcluirRealmente, o ensino já foi bom por estas bandas... O meu Pai também só teve o primário, mas como sabia de coisas! Até inglês "arranhava", rsss... Hoje, vemos universitários e profissionais cometendo erros bárbaros... Uma vergonha, infelizmente!
Mas, a esperança é a última que morre...
Abração
Oi Anete ! Infelizmente no nosso país a educação é colocada em segundo, terceiro... plano... Os governantes não querem um povo que pense.
ResponderExcluirÓtima reflexão !
Obrigada por me dizer o nome da flor, vou ver se acho por aqui.
Bjos, Lú.
Boa noite Anete
ResponderExcluirA educação vai de mal a pior,os professores desmotivados,se naõ houver uma base familiar a coisa fica mais séria.
Beijos
Boa noite Anete,
ResponderExcluirUm excelente artigo sobre uma temática que por aqui é semelhante!
Gostei da comparação que o jornalista fez usando a metáfora do jogador que ganhou sendo a bola redonda para ricos e pobres!
Assim deveria ser a Educação. Acessível a todos de igual forma.
Os políticos recusam a enxergar que investir na Educação é investir no progresso do País.
Hoje apenas o lucro rápido e fácil interessa.
Adorei a sua reflexão clara e objectiva.
Beijinhos e um óptimo mês de Fevereiro.
Ailime.
Desculpe, Anete, o Senador, não o Jornalista que fez essas afirmações. O seu a seu dono;))!
ExcluirBjs Ailime
Só um povo instruído, tem hipótese de ser realmente livre... e isso não interessa à classe política, muitas vezes...
ResponderExcluirPor cá o Cardeal Cerejeira, no tempo do antigo regime, dizia... um povo para ser obediente, tem de ser humilde...
Donde se vê que muitas vezes, a ignorância e a pobreza interessam... para se controlar e amedrontar as pessoas... uma forma de controlo... e a baixo custo... logo... a ignorância... faz as delícias de quem governa as sociedades, por vezes... a classe política... e em muitos países, movimentos religiosos... por cá... quando a igreja andava de mão dada, com o antigo regime ditarial...
As sociedades sempre se governam praticando alguma forma de controlo ou amedrontando...
É triste... mas isto verifica-se... e pratica-se ainda, em muitos países, por este mundo fora... infelizmente!
Um povo ignorante, não conhece os seus direitos... haverá coisa melhor do que isto para um governante?... Em determinadas alturas e épocas da história... passada e actual?...
Um post, com uma temática fantástica, Anete! E que nos faz reflectir muito a sério...
Beijinhos! Continuação de boa semana!
Ana
Ditarial?... É ditatorial!!!! Já perco letras e tudo...
ResponderExcluirBeijinhos
A educação deverá ser prioridade em nosso país. Ela está indo de mal à pior!
ResponderExcluirPrecisará primeiro fazer um trabalho de base nas famílias!
Ótimo amiga!
Beijos,
Mariangela
Oi Anete
ResponderExcluirEste tema-educação, é polêmico,dá pano pra manga, na verdade Pátria Educadora é pra inglês ver, tudo continua como "dantes no quartel de Abrantes", nada muda.
Beijo
Muita Paz a Todos................
ResponderExcluirQue o Nosso Gigante País Desperte Para Dias Melhores...