Minha foto
Sou Anete. Amo A Vida Abundante e gosto muito de falar Dela! Gosto de poesias, poemas, reflexões e livros... "O AMOR DE DEUS É TERNO E ETERNO!" (JOÃO 10.10)!

Seguidores

sexta-feira, 1 de junho de 2018

Um Livro...










       Estou lendo este livro e, confesso, que fui atraída pelo título e também pelo fato de que a maioria dos livros publicados pela Companhia Das Letras é de muita qualidade literária.

       A capa é bonita e o conteúdo me tem feito refletir bastante. É um livro filosófico e traz ironias boas para pensar e até mesmo se distrair, pois as colocações são bem humoradas. Não conhecia a autora e estou gostando da forma envolvente que ela conduz os capítulos e personagens.

       Separei alguns trechos para dividir com vocês:


"Onde se encontra a beleza? Nas grandes coisas que, como as outras, estão condenadas a morrer, ou nas pequenas que, sem nada a pretender, sabem incrustar no instante uma preciosa pedrinha de infinito?"


"O chá é a bebida tanto dos ricos como dos pobres, o ritual do chá, portanto, tem essa virtude extraordinária de introduzir no absurdo de nossas vidas uma brecha de harmonia serena. Sim, o universo conspira para a vacuidade, as almas perdidas choram a beleza, a insignificância nos cerca. Então, bebamos uma xícara de chá. Faz-se o silêncio, ouve-se o vento que sopra lá fora, as folhas de outono sussurram e voam, o gato dorme sob uma luz quente. E, em cada gole, se sublima o tempo."


"A sra. Michel tem a elegância do ouriço: por fora, é crivada de espinhos, uma verdadeira fortaleza, mas tenho a intuição de que dentro é tão simplesmente requintada quanto os ouriços, que são uns bichinhos falsamente indolentes, ferozmente solitários e terrivelmente elegantes."


"Mas acho que a gramática é uma via de acesso à beleza. Quando a gente fala, lê ou escreve, sente se fez ou leu uma frase bonita. Somos capazes de reconhecer uma bela construção ou um belo estilo." 












       É uma leitura empolgante e abrange pontos interessantes da sociedade e dos seus valores. Estou quase terminando e creio que o título já traz muita reflexão e conclusões, não é mesmo?

       Mais uma vez, com muito carinho compartilho um pouco do que estou lendo... 

       O meu abraço, 
Anete




~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~





 (Imagens Google)
 

11 comentários:

  1. Parece mesmo muito bom e deuvate vontade de tomar uma xícara de cha que tao poeticamente foi expressa ...
    Vale tanto momento assim! Ótimo fds! Bjs chica

    ResponderExcluir
  2. Realmente, pelos fragmentos que partilhastes aqui, esse livro tem reflexões e ensinamentos preciosos.
    Beijos e um feliz sábado!

    ResponderExcluir
  3. Ane, esse livro parece ser muito bom . Suas palavras e reflexões sobre ele deixaram -me curiosa e também de volta ao tempo .
    Prova de que as pequenas coisas tem seu real significado .
    Minha mãe era como um pequeno ouriço , mas guardava em si as sutilezas que me faz lembrar do chá que ela me servia quando criança. Doce como mel de tanto Açúcar. Servido com bolachas de araruta . Sempre as cinco da tarde no gélido frio de São Paulo em 1958 .


    De volta ao passado rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Anete,
    Um livro bem apelativo que eu gostaria de ler.
    A sua seleção é criteriosa oferecendo-nos trechos que no meu caso me deixam com "água na boca"!
    Continuação de boas leituras.
    Um abraço e feliz fim de semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  5. Boa indicação de leitura. É privilegiado quem gosta de embarcar no mundo dos livros. Bom compartilhar aqui. Bjs querida e um bom final de semana

    ResponderExcluir
  6. Parece interessante.
    Um abraço e bom domingo

    ResponderExcluir
  7. Olá Anete,
    Gostei muito dos trechos compartilhados,
    e achei o título do livro bem interessante...
    (Muitas vezes, compro livros por causa do
    título...)
    Esse parece ser um tesouro literário.
    Tudo o que nos faz refletir, possui valor.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pela partilha, parece ser muito interessante.
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  9. ... Terminei ontem de ler o livro e, REALMENTE,
    vale a pena conhecer! EXCELENTE E SURPREENDENTE... Daqueles que você se lembra a vida inteira, inclusive do MARCANTE TÍTULO...
    O meu abraço....................................

    ResponderExcluir
  10. Há muito tempo que não leio um livro e origem francesa...
    Investiguei na 'net' a Muriel Barbery e verifiquei que é autora de 'best-sellers''... nem sempre gosto da literatura destes autores, pelo que fico sobremodo agradecida pelo seu testemunho.
    É tão bom comprar com segurança!
    Abraço carinhoso.
    ~~~~

    ResponderExcluir
  11. Um livro que desconhecia... mas que me parece uma deliciosa sugestão de leitura! Vou anotar... já nem lembro mais, quando li algo, de um autor francês... mas os meus últimos filmes... de boas comédias, que assisti no cinema... são franceses... deve ser a lei da compensação, a funcionar... ;-)
    Beijinhos! Feliz semana!
    Ana

    ResponderExcluir