"O riso é o sol que espanta o inverno do rosto humano." Victor Hugo, Do Livro Os Miseráveis
Li um artigo da Lya Luft na Veja desta semana e gostei muito. Quero trazer pra vocês, com carinho, 2 parágrafos chaves que dão uma boa reflexão a respeito das manifestações que temos visto no nosso país nesses dias.
A Lya Luft é uma escritora que admiro demais. Suas esplanações e colocações são bem ajustadas e sensatas!
CONSTRUIR A DEMOCRACIA. "Não vejo nada mais truculento do que quebrar a propriedade alheia, ou invadir e ocupá-la, insultar, cuspir, barrar. Sou a favor de manifestações e contra a resignação omissa."
"É difícil construir um convívio democrático: somos demasiados, demasiado diferentes, demasiado ansiosos por usar a voz que descobrimos ter. Vamos usar não morteiros, pedras, pontapés, cusparadas e insultos, mas inteligência, persistência e firmeza. Democracia não se consegue destruindo: ela é igualitária, de ambos os lados há direitos a ser resguardados, bens, vidas. Democracia é todos terem valor e espaço, todos serem respeitados - respeitando-se. Temos um longo caminho a percorrer ainda, um duro aprendizado que, só ele, pode nos tornar uma sociedade digna."
"A FÉ, A ESPERANÇA E O AMOR. CONTUDO, O MAIOR DELES É O AMOR!"
1CO 13.13
Lya é maravilhosa! E democracia deve ser construída com respeito de ambas as partes! beijos,lindo dia,chica e as flores lindas!
ResponderExcluirSem fé e esperança fica difícil diluir tantas injustiças!
ResponderExcluirUma semana abençoada,
Bjinhos
Cris
Belíssima postagem, Anete.
ResponderExcluirNos faz pensar...
Ótima quarta para você!
Concordo com a Lya amiga, é impossível construir, destruindo....Um belo texto!
ResponderExcluirAdorei seu post Anete, e as rosas também...lindas!
Boa tarde!
bjus!
oi Anete
ResponderExcluirA Lya é perfeita. Para construir uma democracia e exigir os direitos não se pode destruir que já foi alcançado. A destruição do patrimônio público ou privado atesta simplesmente o quanto o povo é ignorante e sabe reivindicar os seus direitos. Violência gera violência e atraso mental.
Belo post minha amiga
Beijos e uma ótima tarde
E eu concordo plenamente com a Lya! Você teve uma ideia genial ao postar este texto. Boa tarde!
ResponderExcluirCorretíssimo amiga!
ResponderExcluirUma bela tarde!
Bjssssssssssssssssssssss
A Democracia, acho eu, não é um dado adquirido, por tal todos temos o dever de praticá-la para a fortalecer e cada um à sua maneira deve mostrar insatisfação pela falha da justiça, na distribuição de direitos e deveres dos cidadãos ou pelas mentiras das promessas eleitorais vãs.
ResponderExcluirA Democracia guia-se por princípios e ideais e quem não os têm é pessoa oca.
Um excelente post. Parabéns e um abraço amigo da
Paula.
Anete,
ResponderExcluirEu adoraria conhecer a Lya pessoalmente, acho ela uma pensadora fantastica. Costumo ler os artigos toda vez que são publicados na Veja.
Muito bom o que compartilhou.
Bjs
Eu também curto a Lya Luft!
ResponderExcluirOlha, tudo o que vejo ultimamente são manifestações que estão plenamente de acordo com seus ideais democráticos, porém os grupos de arruaceiros infiltram nisso tudo, para quê?
É preciso investigar a fundo a motivação por trás dessa gente...
Bjksss
Sempre leio os comentários na Veja e admiro bastante ela.
ResponderExcluirEssa sobre Democracia é algo para refletir.
Abraços.Sandra
Olá Anete, não podia deixar de vir aqui agradecer-lhe o seu carinho lá nos meus cantinhos! Maria Guinot não era artista profissional! Fazia parte do coro da Tap (Trasnp. Aéreos Portugeses) e a sua aparição foi fugaz mas gostei muito (aquela letra é belíssima assim como a harmonia)! Hoje andei por aqui a fazer uns trabalhos e vou descansar:))! Amanhá se Deus quiser virei aqui ler com atenção o seu "post"! Beijinhos Ailime
ResponderExcluirConcordo plenamente, temos um longo aprendizado, mas o quebra quebra enlameia os ideais e as justas reivindicações, também é verdade sem amor nada adianta a fé, beijos Luconi
ResponderExcluirÉ isso mesmo, assino e dou fé nos pensamentos que desprezam as manifestações nefastas que poucos insistem em promover.
ResponderExcluirabraço
Olá Anete, uma reflexão com a maior actualidade! Podemos exercer os nossos direitos sem invadir a propriedade alheia, sem destruir, porque torna tudo ainda mais difícil! Usemos a razão, a educação para fazer prevalecer os nossos desagrados. Beijinhos Ailime
ResponderExcluirO respeito, o amor, a educação faltam para muitos, nos dias atuais
ResponderExcluirPena!!
Lindo final de semana para tí, Anete
Beijinhos e o nosso carinho
Verena e Bichinhos
Que belos pensamentos sobre democracia!Penso que com violencia e barbarismo não chegaremos nunca a um consenso!Como disse a Verena:Respeito,amor e educação.Isso é fundamental!bjs,
ResponderExcluirEducação é base para uma vida...
ResponderExcluirBeijo Lisette.
Oi Anete
ResponderExcluirO brasileiro tem muito chão pela frente para saber lutar por seus direitos, sem usar atos de vandalismo, destruição e ofensas morais e físicas.
Beijo
Passando para te desejar uma ótima sexta!!
ResponderExcluirAbraços.Sandra
AMIGOS,
ResponderExcluiro meu abraço e MUITA PAZ!!!
Obrigada pelos comentários tão carinhosos e sinceros...