Nesses dias, tenho lido um livro excelente que uma amiga me emprestou. De vez em quando, ela me apresenta autores que ainda não li e fico encantada com as descobertas. A literatura é mesmo um universo de aventuras e grandes aprendizados.
Uma coisa que tem me agradado bastante, é que o romance se desenrola em Portugal e os personagens se referem a lugares que tanto apreciei quando lá estive. Também muitas expressões e palavras diferentes das nossas encontramos nas suas conversas, diálogos. Lugares como: Av. da Liberdade, Cascais, Évora, Rossio, Chiado... Palavras como: autocarro, comboio, miúdo, equipa, casa de banho, chávena, giro, etc.
Transcreverei o que diz a respeito do livro na sua capa: "A Geração da Utopia é o retrato sofrido dos angolanos que sonharam edificar a epopeia das lutas pela independência, mas que logo se frustraram com a guerra civil que a sucedeu, das glórias e das sombras que marcaram esses longos anos de permanente conflito, e do descontentamento e da indiferença que insidiosamente se tornaram o estigma de tantos desses homens e mulheres que fizeram, apesar de tudo, um país novo."
PEPETELA. PRÊMIO CAMÕES 1997
Ainda uma frase que é destaque para mim na leitura: "O passado nunca justifica a passividade. Se todos dissermos que nada vale a pena, então é melhor morrermos ou deixarmo-nos morrer, sempre é mais coerente do que vegetarmos."
Com carinho e um novo abraço, Anete
(Imagens Google)
Anete, que bom quando os livros nos atraem seja pelo seu enredo, seja pela descoberta de novos autores! Vale sempre e é um enriquecimento sempre! Deve ser bom! bjs, boa leitura! Lindo dia,chica
ResponderExcluirEsqueci de falar que adoro nos textos, comentários os termos das nossas amigas e amigos de Portugal.E bom reviveres os lugares por l´pa passados e vividos! Revigora ainda mais a vontade da próxima...
ExcluirOs livros são nossos companheiros de muito aprendizado.
ResponderExcluirBjs Anete.
Carmen Lúcia.
Olá,
ResponderExcluirCom certeza é um bom livro, Anete.
Que bom que compartilhou conosco.
Abrçs.
Leia: The Destiny of a Lady
Boa noite Anete,
ResponderExcluirAinda não li esse livro embora conheça o autor.
O tema foca um momento histórico muito importante com a independência de Angola depois da guerra inglória imposta pelo governo fascista português de então e que terminou com o fim da ditadura em Portugal em 25 de Abril de 1974.
Lá como cá, muitas expectativas.
"Apesar de tudo fizeram um País novo"! Bem verdade.
Muito bom o excerto final. Revela bem o sentir do povo angolano apesar das dificuldades.
Posso imaginar a sua emoção ao sentir-se como que transportada durante a leitura para esses lugares que conheceu.
Por outro lado pode apreciar tantas das nossas palavras, algumas diferentes das usadas no Brasil!
O que muito me orgulha é continuarmos a ter a língua em comum em todos os países que Portugal colonizou e isso nos une. Creio mesmo que para além da língua a alma portuguesa continua viva em muitos desses povos e países!
Obrigada, Anete. Adorei o artigo de excelência que escreveu.
Beijinhos e uma boa noite.
Ailime
OI Anete
ResponderExcluirSempre gosto das suas resenhas de livros que leu ou está lendo, são ótimas sugestões.
Impressiona-me também a quantidade de novos autores, bastar dar uma passada numa boa livraria, pra observar esta diversidade de escritores.
Um beijo
BOA TARDE ANETE!
ResponderExcluirESSE LIVRO DEVE SER ÓTIMO, NÃO CONHEÇO O AUTOR MAS ME FAZ LEMBRAR DE OUTRO QUE GOSTO MUITO MAS COMO É DENTRO DA MINHA ÁREA, HISTÓRIA DO BRASIL, NÃO DEVE TE INTERESSAR, É LAURENTINO GOMES CUJOS LIVROS DE HISTÓRIA DO BRASIL , SÃO AUTÊNTICOS, SEM AS VERSÕES QUE DAMOS AOS ALUNOS.
OBRIGADA POR SUA VISITA POR LÁ!
APARECE LÁ NO MEU " SAGRADA FAMÍLIA ", TEM BOAS POSTAGENS POR LÁ!
BEIJOS COM MUITO CARINHO DOCE AMIGA!
A lingua portuguesa Tem!
ResponderExcluirTem, assim entendo, o paradigma de associar diversidades culturais, aglomerar buscas de respostas para anseios.
Tem orgulho e receios que as raizes sucubam, mas tem, uma carrada de amor pelos filhos do seu ninho, estejam aond estiverem os ovos e quem os vai chocar.
Uma lingua, jamais necessitara de ter um sentimento dfino, muito menos exposto.
O sangue fala mais alto.
O meu abraço nesta 6ª feira...
ResponderExcluirBOM FIM DE SEMANA!
Um autor, que ainda não conheço... e agora fiquei curiosa, sobre o mesmo... e esta sua obra...
ResponderExcluirUma boa opção de leitura, sem dúvida...
Beijinhos
Ana