Estou lendo nesses dias Sinais da Graça, Philip Yancey e nas suas páginas encontrei algo que me chamou à atenção e queria compartilhar por aqui...
O autor dentro das suas narrações refere-se a dois grandes escritores russos e clássicos que buscaram intensamente compreender o amor de Deus: Tolstoi e Dostoievski.
Gosto demais dos seus livros, autores profundos e com muito conteúdo! Então, o Philip no seu livro diz que Tolstoi procurou a vida inteira viver uma vida verdadeira, mas era cheia de regras/leis sem se desvencilhar do medo do pecado/condenação; era uma vida conflituosa. Já o Dostoievski, entendeu a verdade de Deus de uma maneira graciosa, misericordiosa e redentora.
Gostei imensamente de vê-lo narrando em alguns parágrafos o aspecto da Graça de Deus, que é o próprio Jesus na Sua simplicidade e completude. Pude lembrar de algumas obras dos dois autores e pensar no que transmitiram através dos seus livros... Mensagens tocantes que expressam os seus sentimentos mais íntimos, a sua fé/crença. Quem escreve sempre exprime coisas lá de dentro do seu ser, da sua história de vida e dos seus valores.
Creio mesmo, gente, que quando a pessoa entende o amor de Deus, vive uma vida esperançosa, livre e de crescimento interior. Acho lindo quando a Bíblia diz que quem não se fizer como criança não entra, não percebe o Reino de Deus! Isso é precioso demais!
Penso que uma vida de crescimento é aquela em que há liberdade, contentamento, objetividade e expressões. O amor sempre tá presente de uma maneira evidente e vibrante! É bem assim, a pessoa cresce, mas busca, conserva as características da criança (alegria, humor, espontaneidade, sinceridade, pureza...). Também pra mim, viver uma vida com Deus é entender/sentir que a alegria que vem Dele é completa em amor, paz e firmeza.
Fiquei muito feliz, gente, no dia em que descobri que as leis do Velho Testamento existiram como uma maneira de trazer limites, disciplina, equilíbrio e a verdadeira moral. É uma pena que o ser humano teime em quebrar, deturpar os preceitos e justiça divinos!
É maravilhoso encontrar OS SINAIS DA GRAÇA, presença de Jesus, por toda parte! Sim, nos Céus, na Terra e no Mar!
Anete
E basta que olhemos em volta... lindo post, e teu blog é lindo, Anete.
ResponderExcluirMuito lindo tudo! falaste sobre o livro e fizeste pensar. E a graça de Deus está sempre pertinho de cada um de nós ,basta olhar atentamente...beijos,lindo dia!chica
ResponderExcluirBom dia Anete.
ResponderExcluirO amor de Deus é sublime,maravilhoso e belo.
Viver uma vida com Deus para mim,e olhar para tudo,e para todos com sentimento de paz e amor.
Um ótimo dia.
Beijos.
Dica anotada!
ResponderExcluirE vivamos assim....
[]s
A cada tempo Deus nos traz uma msg de acordo com nosso entendimento,eu acho. Por isso no velho testamento tudo era bem visivel aos olhos dos homens,porque poucos conheciam a Deus. Quero conservar meu olhar de criança sobre tudo e acredito que assim compreenderei cada vez melhor sua palavra. bjs,
ResponderExcluirSer como criança, conservar a inocência, a simplicidade, a pureza de sentimentos em nossos corações...esse é o caminho!
ResponderExcluirMuito linda tua reflexão amiga, gostei demais de te ler...
Que Deus nos dê a imensa graça de perceber sempre esses Sinais!
Tenha um lindo dia Anete!
bjus!
Seus posts passam sempre muita paz e trazem mensagens lindas, Anete;)
ResponderExcluirBeijos!
A graça de Deus não temos como compreender , pois nossa capacidade humana não compreende, não tem como Ele dar seu filho pra morrer por nós para desfrutar-mos a graça que temos hoje,Só sei que Ele é maravilhoso.
ResponderExcluirbjs
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Olá Anete, maravilhosa a sua reflexão! Quando era muito jovem li livros dos autores que refere e não compreendi a dimensão dos seus escritos. Gostei imenso que falasse agora deles e referisse esses aspectos relacionados com os Sinais da Graça! E o Senhor nos dá imensos sinais. É só necessário estarmos atentos. Ele está presente em toda a parte e basta olhar o céu, o mar e a Terra como diz para o sentirmos. Beijinhos e obrigada. Ailime
ResponderExcluirE a gente complica tanto não é? E Deus aqui aí e aqui de forma presente e verdadeira de braços abertos o tempo todo.
ResponderExcluirAcho que precisava mesmo ler um texto assim hoje.
Obrigada.
Bjus
Ei Anete
ResponderExcluirAcho você uma pessoa sábia, cheia de amor, muita fé e alegria, basta ler seus textos pra sentir isto.
Muito belas suas palavras.
Um beijo.
Ah, Cissa, vivendo e aprendendo... Sou "uma formiguinha" nas mãos do Sábio Deus... Já disse aqui outro dia que sem Ele não sou mesmo nada... Decidi conhecê-LO e entender a vida profundamente... Nisso vou vivendo e me encontrando/realizando!!! Rsss...
ExcluirUm abração...
Lindo post Anete!! Conheço os 2 autores, mais nunca li um livro( estou para trás), mas pela sua resenha os ensinamentos contidos neles são universais para o ser humano, assim como a bíblia que eu acredito.
ResponderExcluirAbraços.Sandra
Oi Anete, um dia cheio de paz para vc e familia, agradeço o teu interesse em saber se estou bem ,graças a DEUS , vou melhorando a cada dia. São os escritores que mais gosto são os russos eles nos passam muitas verdades e são bons mesmos. Amiga obrigada por tudo um abraço carinhoso. Celina
ResponderExcluirEncantadora postagem, Anete, cheia de graça, beleza, verdades...
ResponderExcluirNeste meu retorno, estou feliz com tantas bênçãos..Obrigada!
Um beijo carinhoso, da Lúcia.
Olá Anete.
ResponderExcluirRegressei ontem à noite de Forninhos, por ter ido à festa das Bodas de Ouro de um casal amigo, como sabe e comentou.
Tive uma tia muito devota que já faleceu e tentei recuperar algumas obras das suas leituras, pelo que ao ler este seu post, fiquei perplexo: De entre o espólio trouxe um pequeno livro de apenas 28 páginas que ainda não li e que refere a impressão do ano 1960. A curiosidade é ser escrito por Leo
Tolstoi e chamar-se "onde houver caridade aí estará Deus".
Claro que logo irei ler, apesar da obrar não apresentar grande estado de conservação.
Um abraço.
A Graça de Deus está em todo lugar
ResponderExcluirÈ preciso ficarmos atentos aos sinais
Gosto imensamente de ler o que escreves, Anete
Um beijinho carinhoso de
Verena e Bichinhos
Olá!
ResponderExcluirSe não fosse Deus na minha vida amiga, seria mto complicado!
Agradeço muito seu imenso amor!
sempre fui de ler muito , mas agora tá difícil, ´por causa da cirurgia...ainda vai levar um tempo!
bjss
Passando para te desejar uma ótima sexta!!
ResponderExcluirAbraços.Sandra
Na delicadeza das imagens já sentimos o amor de Deus atuar na natureza. Esta força infinita que rege o universo e atua dentro de nós é certamente o que impulsiona o homem na sua caminhada. Sem a presença de Deus nas nossas vidas seríamos nau sem rumo.
ResponderExcluirAtualizei a leitura de teus posts, amiga, e em cada um iluminei o olhar e enterneci o coração. Grata por tua presença constante que sempre ilumina meu cantinho com teu olhar carinhoso e tão cheio de luz.
Que teu final de semana seja inundado de alegrias junto aos teus.
Ficam sorrisos e estrelas no teu caminhar, com meu carinho,
Helena
Opa, HOJE É 6ª FEIRA E TAMBÉM JÁ É NOVEMBRO!...
ResponderExcluirVAMOS NESSA QUE HOJE TEREMOS HUMOR COM CALVIN E HAROLDO... RSSSSS...........................
ATÉ 2ª, GENTE.........................................................
Olá Ane,
ResponderExcluirGosto muito do seu blog, pois nos leva à reflexão acerca da realidade que sempre nos é mostrada através de Jesus, Caminho, Verdade e Vida. Penso que Tolstói se perdeu um pouco por não ter valorizado também a individualidade, vendo Deus e suas leis de forma rígida, distante, tentando se encaixar nesse “modelo de Deus” sem olhar para si, para sua personalidade, talvez, por medo, de suas misérias e pecados. Afinal, não é fácil vermos que não somos perfeitos, que erramos, não é verdade?
Jesus veio nos ensinar a encontrar esse Deus pai, amigo, que nos quer como crianças e que respeita a nossa história, as nossas vontades, a nossa personalidade e nos convida a segui-lo como somos, com nossos medos, imperfeições, pecados...nos convida a sermos como crianças, que não se julgam nem se punem, apenas erram e tentam consertar e, principalmente, sabem que dependem dos pais para seguirem em frente. Nós dependemos da graça e devemos contar com ela para travarmos nossas batalhas na vida de forma digna, em pé, sustentados pela força de Deus!!!
Que Deus lhe abençoe ainda mais fazendo com que a graça dele se multiplique através de você e de seu blog. Amei suas fotos, elas nos revelam, com delicadeza a presença de Deus e de sua graça em nossas vidas...um beijo grande, saudades... Prescilla
Passando para te desejar uma ótima semana!!
ResponderExcluirAbraços.Sandra
Linda reflexão. Deus abençoe!
ResponderExcluir